Óleo s/ Tela

Cândido

14 MAR - 18 ABR 2019
Com texto e publicação de Filipa Cordeiro


Design de Marta Gaspar
"cândido propôs instalar no ascensor um coador de grandes dimensões, feito com madeiras encontradas e tecido poroso. o coador terá de ser construído dentro da sala, porque será maior do que a entrada, erigido como um quebra-cabeças em que é preciso avançar para ganhar terreno, apesar do risco de se enredar num nó cego. a sala funciona como uma câmara de reverberação e é possível atirar lá para dentro palavras ou cantar a cappella. sobre o coador será vertido óleo alimentar usado, recolhido ao longo dos meses em tascas e restaurantes e nas casas dos outros membros da goela. o óleo será misturado com pigmentos naturais e cairá num fluxo lento sobre o chão forrado com plástico. os visitantes apenas poderão mover-se nos extremos da sala, sempre sob ameaça de colapso do coador. a ameaça terá um cheiro peculiar, em que cabem o natal e as horas tardias da madrugada sob luzes fluorescentes de cozinha, no cais do sodré.

- existe alguma escultura que possa ser olhada a uma distância de segurança?"

em “Uma história da escultura que não se pode olhar a uma distância de segurança” de Filipa Cordeiro







Ascensor - Associação Goela

R. dos Baldaques 47, 1900-211 Lisboa

+351 21 595 0093
associacao.goela@gmail.com

Quartas, quintas e sextas-feiras das 17h às 20h

http://associacaogoela.blogspot.com/
https://www.instagram.com/associacaogoela/


Ascensor

O Ascensor é um projecto expositivo da Associação Goela, organizado por Diogo Pinto e Daniel Antunes Pinheiro. Surge da vontade de preencher não só uma sala vazia na cave da sede mas também de um vazio cultural presente na atual paisagem institucional lisboeta. Situando-se precisamente no final do poço do elevador do edíficio que a sobrepõe, é uma programação colaborativa focada num repensar das altitudes hierárquicas da atenção e celebração pública, procurando no contraste cronológico uma certa atemporalidade que demonstre a maleabilidade da, por vezes, desatenção histórica. 
Associação Goela

A Goela é uma associação cultural fundada em Outubro de 2013 em Santa Apolónia. Tem como principal motivação apoiar os diversos artistas que nela residem, fomentando multiplicidades do trabalho artístico e coletivo.
Tem desenvolvido algumas parcerias com outras instituições com foco nas áreas do desenho, da escultura, da fotografia e da arte sonora.